IVO 60 blog

Blog para registros dos processos do IVO60 da Cooperativa Paulista de Teatro.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ivo60 é 10! - Indigestão

O texto chegou. Agora as relações entre as cenas começam a ficar claras e desdobram-se algumas camadas de leitura.

As personagens são resultado da simbiose entre os atores do IVO60 e os atores da ficção contratados para atuar numa novela.

A encenação, o texto e a direção dos atores fortalecem a idéia de que as personagens são completamente absorvidas pelo sistema de celebridades. Alguns instrumentos “sedutores” da ilusão televisiva estão lá e nos embalam para quase adormecer, como o uso da música reforçando a ação e o desenrolar de uma trama recheada de assuntos privados. O riso e o choro.

A reflexão crítica não aparece explicitamente na fala dos atores-personagens, mas na fricção entre as cenas que constroem jogos de oposição.

Ainda assim, temo um pouco pela leveza que pode ser a grande armadilha do trabalho. Parece existir uma resistência do grupo ao peso, ao doer, como se quisessem também “agradar” a todo custo. É da natureza do encontro entre esses artistas a sátira, a piada, o escracho, mas no caminho que o trabalho segue, se não houver indigestão que se oponha ao ritmo envolvente, leve e descolado, ele perde muito da sua força e pode acabar fazendo o discurso contrário.

Não acho que para isso os atores devam comentar com verborragia ou com “excesso de intenção” a trajetória de suas personagens. Acho que a chave é mais sutil e, para mim, está diretamente ligada ao apego do grupo à necessidade de comunhão com a platéia pelo riso, ou melhor, pela risada. Às vezes um sorriso emocionado da platéia pode ser mais lúcido do que uma grande gargalhada.

Acho que falta indigestão. Se não, corre-se o risco de que a platéia e os atores saiam do teatro do mesmo jeito que chegaram. Riram, divertiram-se, embarcaram na ilusão e foram embora ilesos.

Obs: O IVO60 está em reforma para atender aos padrões e melhor acomodar seu público-alvo.

Marina Corazza

Um comentário:

Lucas F. Rosa disse...

Sou da cidade de Mirandópolis e assisi a apresentação no ultimo dia 14 de agosto de 2010.,
Imprecionei-me com a apresentação.
Espero que façam muito sucesso, pois o dom habita dentro de seus corações.
MUITO SUCESSO, um grande beijo à todos.

Lucas Feracini Rosa
Luuccas14@hotmail.com
Inverno 2010