IVO 60 blog

Blog para registros dos processos do IVO60 da Cooperativa Paulista de Teatro.

segunda-feira, 9 de março de 2009

SOMBRAS DA LUZ - Com a palavra, Silvia Leblon, a diretora:

Da direção
(sobre a primeira fase do trabalho com o Ivo60 até a quarta intervenção no Parque da Luz, em dezembro de 2008)


Dada a largada, corremos atrás do que buscávamos: algo que se aproximasse do que chamamos “feio”. A fim de entendermos o que? Eu me perguntei desde o início.
Talvez a compaixão... a perfeição na imperfeição.
Chamei de sombra aquilo que ocultamos por medo, vergonha ou timidez.
Esta seria a meta. O ponto de partida, o jogo do palhaço.
Muita coisa aconteceu no caminho: alegrias e tristezas, sustos e surpresas, encontros e desencontros; entusiasmo e desânimo; expectativas e decepções.
O que é importante dizer de tudo o que vivenciamos nesse processo até agora?
Criamos “figuras”, resultado de muito improviso, e avançamos na familiaridade com o parque e suas características. Já não nos sentimos invasores.
Partimos da linguagem do palhaço, como já dissemos, porque o palhaço é sombra; revela o que todos escondem e sabe alguma coisa sobre si mesmo.
Só isso foi pré-estabelecido: partiremos da nossa própria sombra.
Logo me surpreendi com a facilidade que tinham, durante os exercícios, de “criar personagens”. Eu desejava que ficassem mais tempo na pesquisa individual, para o levantamento de um repertório de ações, trabalhar mais tempo os princípios do palhaço; mas eu sabia que a meta não era o palhaço; apenas o ponto de partida.
Diante da voracidade criativa do grupo, deixei passar rapidamente essa etapa e decidi estimular a criação de “figuras”, explorar qualidades, através do exercício das cores. Isso deu um estímulo muito grande à criação, mas não a base técnica. Resultado: as “figuras” tomaram corpo, para alguns mais, para outros menos, em processos de consciência desiguais; conquistavam aos poucos uma lógica própria, mas as técnicas necessárias ao jogo não estavam de todo assimiladas. Resolvemos voltar a elas.
Fatores externos ao trabalho, que não cabe citar aqui, adiaram o início dessa nova fase. Paralelamente, sentiam falta de um treinamento corporal independente do processo criativo. Resolvemos chamar a Xica Lisboa para isso.
O treinamento corporal foi benéfico para o elenco, mas como diminuíram os ensaios, o processo criativo deu uma “desaquecida” e além disso faltou tempo suficiente para rever as regras do jogo, como havíamos planejado.
As novas intervenções estavam marcadas, as equipes de cenografia e figurinos já estavam comprometidas a incluírem a sua colaboração nessas intervenções. Não haveria tempo para os atores trabalharem em sala com objetos e figurinos novos. Foi aí que na primeira reunião que tive com o Luizão cenógrafo, eu pedi que ele presenteasse as “figuras” com alguns objetos cênicos que ele enxergasse fazendo parte do universo deles, além dos que já traziam em suas bagagens. Como estava perto o Natal, surgiu a idéia do Papai Noel chegar no Parque, de surpresa, com os presentes. Claro que precisávamos levar também presentes para os freqüentadores do parque, inclusive as crianças. Convidamos Carol e Ana, as figurinistas, a fazerem o mesmo com os figurinos. No dia D elas, surpreendentemente, apareceram com um tapete vermelho de 100 metros, e uma máquina de costura antiga, para montar uma instalação, além das camisetas novas e um lindo figurino para Ana Flávia ( a “noiva”).
O registro em vídeo, feito pela Anna Turra, mostra o que aconteceu.
Tudo muito diferente do que eu havia planejado.
Não estou acostumada a lidar com equipe de cenografia e figurino. Nesse ofício de “palhaça” criamos o nosso próprio figurino, a nossa própria cenografia, e os executores procuram realizar o que imaginamos e sugerimos.
Neste caso, tiveram total autonomia para a criação.
Naquele momento eu não podia impedir a experiência que estavam propondo por mais que me parecesse estranho ao processo que eu estava desenvolvendo com os atores.
Eu havia sugerido a utilização de materiais usados e me preocupava com a delicadeza das intervenções no ambiente do parque.
Tudo que levaram era novo, com exceção da máquina de costura modelo antigo; contrastava totalmente com a aparência dos atores, que se utilizavam de roupas e acessórios surrados, desbotados, por opção própria. O que significava tudo aquilo? Esperei para ver. Confesso que o tapete me chocou. As camisetas novas, modernas... Eu pensava em presentes usados misturados a algumas bobagens, alguns não desejáveis; queria evidenciar a decepção ao lado da surpresa, fazer repensar o valor. Cheguei a sugerir presentes simbólicos, escritos no papel, como encomendou à Mari Xicrinha o homem do parque, no ensaio aberto: - “desejo Saúde para minha família”. Imaginei o Papai Noel surgindo por entre as alamedas do parque, como se estivesse passando por ali, e esperava que os atores o descobrissem aos poucos.
Não foi isso o que aconteceu.
Apesar do foco ter sido deslocado dos atores para o Papai Noel e para os novos elementos cênicos, o tapete e objetos, foi um acontecimento! Os atores interagiram com os novos elementos e isso deu a eles muitos motivos de ação.
Não gosto muito de coisas; como artista, optei por afirmar isso. Tem coisa demais no mundo. Não quero o peso das coisas. Quero gente, sentimento, corpo vivo, energia, alimento, natureza.
Optei pelo teatro de ator, a partir do ator, onde o ator é o autor e o centro da cena.
Por outro lado, encaro esse trabalho como coletivo. Não quero dar a ele a minha marca, mas a marca do coletivo. Não é meu. É de todos que estão nele.
Como juntar as idéias? Eis a questão.
Admirei a ousadia das meninas... e do Luizão também, nosso Papai Noel.
Desejo agora mais técnica. Mais calma interna e externa para integrar. Mais música, em todos os sentidos. Tocar junto, em todos os sentidos.
Estamos iniciando uma nova etapa.
Que tempo temos para tudo o que queremos?
Para a memória, o futuro, o agora.
Agora é o tempo do palhaço.
Agora é tempo de mudar.
Agora é tempo de fazer o que preciso.
Agora é o que há para depois.
Agora é a canção do Arnaldo Antunes.
Traga a música, Ana Flávia.
E também Vaca Profana!

Escrevo assim minhas palavras ...
De perto ninguém é normal ...
São Paulo é como um mundo todo ...
A vida que é meu bem meu mal ....
Vaca profana põe teus cornos
Pra fora e acima da manada ...
Ê deusa de assombrosas tetas ...
Quero teu leite todo em minha alma ...
La leche buena toda em mi garganta .
Derrama o leite bom na nossa cara.


Será que todos os caminhos levam?
Ao trabalho! O resto é silêncio.

Silvia Leblon

26 de janeiro de 2009

2 comentários:

henrique disse...

Impressões:

meu primeiro estranhamento veio da sensação que eu não sabia as regras do jogo .Não sabia horario e nem onde ia começar muito menos onde ia terminar a intervenção.
Ai quando a intervenção começou
pareceu que alguma coisa tava errada, aquela palhaça que usava luvas parecia perdida e desarmada.
Caminhado mais um pouco encontrei um dos palhaços usando frauda e um gorro e gritando numa gruta matar!
Lembro que na conversa que teve depois alguem perguntou se a gente conseguia ver nas figuras a feiura.
Tinha a feiura claramente colocada em alguns figurinos, mas a feiura tava posta sobre o signo do excesso que me parece ser um codigo da mascara do palhaço .
Só que em um dos palhaços isso tava posto de forma diferente, ele usava fraudas e um gorro e gritava matar! E dizia que odiava criança
nesse palhaço a feiura ´me foi posta de outra forma pois era uma figura que me causava estranhamento e facinação ao mesmo tempo. Acho que a feiura nos causa isso uma facinação e um estranhamento!

Lembro que outra questão que foi posta era a do roteiro que teve que ser modificado de ultima hora.
E quanto isso eu só poderia retornar pra voces que isso ficou muito claro na intervenção! Que alguns momentos foram muito ensaiados , que alguns de vcs estavam muito perdidos, e que isso comprometeu o jogo.

As coisas mais interessantes que aconteceram na intervenção era quando as interferencias no espaço eram tão radicais que obrigavam os atores a tomarem decisões radicais mudando assim o rumo do que antes tinha sido pre-estabelecido.
E as crianças foram bastante responsaveis por esses momentos! quando as crianças chegavam bem perto do ator e dizia que ele era uma aberração ou quando naquela cena do enterro as crianças subiam na mesa e levantavam o pano preto que cobria o rosto da difunta e provocavam ela , ou quando ela batia no pandeiro e a atris reagia a isso ou quando davam broncas nas crianças de forma quase que grosseira .
Sem contar os apitos e bronca dos guardas . ou quando vcs tavam indo embora e um grupinho de pessoas resolberam seguir vcs .
Re-afirmo os momentos mais interessantes foram os momentos que as interferencias externas eram tão radicais que tirava o chão dos atores obrigandos a tomarem decisões radicais ou interromperem o jogo .

Henrique

LíviaLisbôa disse...

Adorei poder acompanhá-los daqui!
É muito bom quando a gente pode acompanhar o processo de criação dos grupos, as dúvidas na escolha dos rumos... partilhar o caminho.
Beijos, saudades,
Lívia Lisbôa - companhia do miolo